Reclame Aqui informa: Instagram é a pior empresa do mês!
Apesar do enorme sucesso, o Instagram foi considerada a pior empresa dos últimos 30 dias, de acordo com as queixas registradas pelos consumidores no site ‘Reclame Aqui’ – que é referência em consultas sobre reputação de empresas e relações de consumo. E não parou por aí: foi avaliada como a segunda pior companhia, recebendo o segundo maior número de reclamações na última semana, sendo ultrapassada apenas pelo aplicativo de entrega iFood – que, na verdade, merece o título de pior empresa do planeta.
O Instagram teve 5.4 como nota média nos últimos seis meses e recebeu a classificação de ‘ruim’, de acordo com o cruzamento de dados realizado pelo ‘Reclame Aqui’. Desde 2018, quando a plataforma lançou o sistema de avaliações, a rede social vem sendo considerada uma empresa ‘regular’, com média de 6.1 – numa pontuação que vai de zero a 10.
Entre as queixas mais frequentes está a suspensão e/ou banimento de conta – com mais de 4,7 mil reclamações. Em seguida, as configurações de perfil – com 2,3 mil registros. Problemas com login e senha receberam 1,7 mil registros de usuários e, por último, com 960 registros, queixas relacionadas a aprovações de anúncios. Outros problemas, que não estão entre os apontados anteriormente, somam 72 mil reclamações.
Vale registrar que, apesar de ter respondido a praticamente todas as milhares de reclamações, o Instagram resolveu apenas 41,2% dos problemas relatados nos últimos seis meses, recebendo por isso a nota média de 4.09 para o atendimento.
O ‘Reclame Aqui’ analisa os seguintes critérios para a formulação da reputação: índice de resposta, média das notas do consumidor, índice de solução e índice de novos negócios – isso se refere aos clientes que respondem ‘sim’ quando perguntados se voltariam a fazer negócio com a empresa. Para fazer uma análise da avaliação, a plataforma calcula a média ponderada, baseada nos critérios relacionados, que variam de 0 a 100. O ‘Reclame Aqui’ conta com mais de 360 mil empresas cadastradas e atualiza periodicamente seus rankings de avaliação.
- Possuir índice de resposta superior à 50%. Com índice de resposta inferior, ela automaticamente é categorizada como ‘não recomendada”. Essa é a garantia de que empresas que não respondem a seus consumidores não sejam beneficiadas
- Possuir um número de avaliações igual ou superior a 10. Caso seja menos do que isso, a empresa ficará com reputação ‘sem índice’.
É um bom exemplo para as empresas em geral. Torço para que o ‘Reclame Aqui’ continue de olho nos deslizes cometidos e nos alerte sobre as empresas que não merecem a confiança dos consumidores.