Papo de Moda na Globo!

Na última quinta-feira, dia 2 de julho, executivos de empresas e agências de todo o Brasil puderam mergulhar no universo e no conteúdo da Globo, tendo como foco o mercado da moda. O evento ‘Papo de Moda’, em sua primeira edição, foi criado para compartilhar aprendizados, histórias e perspectivas de olho na retomada após a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19. O encontro digital reuniu os principais especialistas da empresa do setor para a apresentação de dados e pesquisas, além de discussões sobre a relação entre moda e dramaturgia mais as transformações pelas quais o segmento vem passando mundo afora. A ideia era transformar, repensar e realizar, todos juntos.
O time de especialistas – com nomes como Daniela Falcão, diretora-geral das Edições Globo Condé Nast, Daniela Mignani, diretora dos canais GNT, Viva e Mais Globosat, Manzar Feres, diretora Comercial da Globo, e o diretor artístico Leonardo Nogueira, entre outros – debateu sobre o comportamento do consumidor e os próximos desafios.
Para abrir a conversa, Manzar fez um convite: “Queremos estar cada vez mais conectados em projetos e oportunidades de negócios. Eu tenho certeza que a moda agrega valor ao conteúdo. Assim como acredito que o conteúdo de qualidade agrega valor ao universo da moda. Não basta ter um produto bonito, hoje é preciso ter valor, emoção, histórias, ser empático! E o papo de hoje é para discutir essas oportunidades”.
A pesquisa ‘Fashion Data: Comportamento Através dos Dados’ abriu as discussões, com informações sobre o consumidor brasileiro, seus hábitos e interesses. Conduzida pela área de Inteligência de Mercado da Globo e apresentada por Henrique Simões, especialista em Comércio e Varejo, foi parte de um estudo sobre os impactos do coronavírus nas relações de consumo no Brasil.
As mudanças nas decisões de consumo de roupas e acessórios, segundo a pesquisa, mostraram que elas são, desde o início da pandemia, mais racionais e objetivas. Entre os entrevistados, 41% afirmam fazer suas compras para substituir outros itens antigos, 34% em datas comemorativas, 29% nas mudanças das estações e apenas 13% ainda compram por impulso. Curiosamente, entre os fatores que mais levam ao consumo, as ofertas são determinantes para 59% dos brasileiros, enquanto 42% consideram a compra de roupas uma terapia.
Em um cenário de demanda reprimida, no qual 70% das pessoas afirmam estar adiando suas compras, roupas e acessórios aparecem como itens prioritários na pós-pandemia para 46% dos brasileiros. Um dos efeitos da crise foi a priorização de bens de consumo para o uso coletivo, principalmente itens de alimentação, limpeza e higiene, durante os meses do isolamento social. A retomada representa a chance da volta aos cuidados pessoais, informação importante para as marcas, na tomada de decisões para a volta às atividades.
O papo digital contou ainda com as opiniões de figurinistas de novelas e séries da Globo, como Paula Carneiro e Antônio Medeiros, sobre a influência do figurino na construção dos personagens que fazem parte da vida dos brasileiros, e peças que se tornaram tendências na época em que as histórias foram ao ar.
Ana Paula Xongani, empresária, apresentadora do GNT e produtora de conteúdo digital encerrou o evento comandando uma discussão sobre os desafios que as marcas encontram, hoje, para fazer parte da conversa diária de seus consumidores. Representatividade, inclusão, novas formas de conversar e os caminhos que poderão conquistar relevância e engajamento do público também foram discutidos.