Refood: a plataforma que conecta pessoas e estabelecimentos contra o desperdício!
Que tal almoçar e fazer compras em bons restaurantes e, ainda por cima, por um preço super especial? É essa a ideia do Refood – aplicativo que começou a funcionar no final de agosto do ano passado apenas na cidade de São Paulo – e quer diminuir o desperdício de alimentos, levando clientes a consumirem produtos excedentes, com descontos de, no mínimo, 70%. O app foi inspirado em um modelo contra o desperdício que já existe na Europa e criado aqui por Luciano Touguinha, Marcos Fuentes e Pietro Lancieri.
Com o Refood é possível comprar alimentos, que estão com o prazo de validade perto de expirar, em cafés, bares, padarias, mercados, restaurantes e hotéis. O Hotel Ibis Styles Faria Lima recebe, este mês, o lançamento do projeto-piloto com a oferta de produtos excedentes do café da manhã. A rede de supermercados ‘Dia’ e outro mercado, o ‘Quitanda’, ambos em São Paulo, devem entrar ainda em fevereiro no portfólio do aplicativo. Para fazer parte dele, os estabelecimentos precisam cumprir duas regras apenas: oferecer preço justo e opções de qualidade.
Para o cliente funciona assim: ele compra a caixa surpresa, sem escolher os itens, retira no estabelecimento credenciado – também não há entrega – e, caso algum produto esteja impróprio para o consumo, a devolução do valor é feita. Mas não pense que são produtos velhos, nada disso! Os produtos de padaria, por exemplo, são itens disponibilizados para venda que não foram vendidos na última “janela” de horário, ou seja, podem não estar fresquíssimos, mas continuam bons para o consumo. Negócio melhor, não há: é bom para o(a) cliente, que compra com 70% de desconto, e para o estabelecimento, que diminui o desperdício e aumenta a renda.
Vale lembrar que quase 20% de todos os alimentos disponíveis para consumo no planeta vão para o lixo! E esse descarte é responsável, junto com o uso da terra, transporte e energia, por até 10% da emissão de gases que causam o efeito estufa na atmosfera. O desperdício alimentar tornou-se um grave problema ambiental que precisa ser contornado rapidamente.
Até o momento, entre as marcas cadastradas no Refood, estão, entre outras, a Padaria da Esquina, a The Good Cup Donut, o Hortisabor, o St. Marche e o Let’s Poke, além de restaurantes como Bacuri e Elvira, ambos com serviço de bufê. Para fazer a compra no aplicativo, o cliente deverá clicar na opção desejada e conhecer a lista de preço com desconto e o preço inicial. A plataforma então, indica se os pratos, que também vêm na caixa surpresa, são para carnívoros ou para vegetarianos, sem revelar quais são os ingredientes utilizados.
O serviço, até o momento, funciona apenas em quatro bairros de São Paulo: Vila Madalena, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Pinheiros. A meta do Refood é estar em toda a capital paulista até o final de 2022 e chegar a cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza em 2023.
O aplicativo do Refood está disponível para download gratuito em Android e iOS.