À procura de uma oportunidade profissional? Jenna Lyons pode lhe mostrar como agir!
Pensa em uma mulher chique, que esbanja estilo, personalidade e, além disso, é craque naquilo que faz. De quem estou falando? Da super Jenna Lyons, minha inspiração fashion e uma das profissionais mais competentes do mundo da moda de todos os tempos. Para quem ainda não sabe quem é ela, Jenna foi, durante 26 anos, a presidente e diretora criativa de uma das mais importantes marcas norte-americanas, a J. Crew. Não à toa, Lyons ficou conhecida como a mulher que vestia a América.
Jenna é o apelido de Judith, que nasceu em Boston, Massachusetts. Aos quatro anos de idade, ela se mudou com a família para Palos Verdes, Califórnia, onde cresceu sendo submetida a um bullying pesado, devido a sua aparência e a problemas graves de saúde. Jenna sofria de incontinência pigmentar, um distúrbio genético que deixava cicatrizes em sua pele e fazia seu cabelo cair – Jenna não tem cílios -, além de prejudicar a formação de seus dentes, razão pela qual ela foi obrigada a usar dentadura. Curiosamente, muito das ideias e dos interesses de Lyons derivam de suas experiências de infância. Ela sempre afirmou que sua condição genética a tornou introvertida, “mas também era a razão pela qual eu adorava moda, porque ela pode mudar quem você é e como você se sente, isso pode ser mágico”.
Jenna conseguiu seu primeiro emprego na J.Crew, aos 21 anos de idade. Ela começou como designer assistente de roupas masculinas e sua primeira tarefa foi redesenhar as camisas de rugby para a marca. Seu crescimento na empresa foi rápido e, em 2003, se tornou vice-presidente de design feminino da J.Crew. Quando o CEO e presidente do conselho, Millard Drexler, foi contratado em 2003, ele e Lyons se tornaram muito próximos. Os dois foram fundamentais para a J.Crew triplicar sua receita de US$ 690 milhões em 2003, para pouco menos de US$ 2 bilhões em 2011. Em 2008, Drexler nomeou Lyons como diretora executiva de criação e, em 2010, a nomeou presidente. Nessa função, Jenna supervisionou os mais de 100 designers da J.Crew e dirigiu os layouts, designs e o catálogo J.Crew, ou como a empresa o chama, seu Guia de Estilo. Lyons criou a marca e o estilo da J.Crew a sua própria imagem e semelhança. Ela fez da marca J.Crew uma formadora de opinião na indústria, embora a própria Jenna não goste de se referir a si mesma como uma formadora de opinião.
Parte da mudança da marca estava no tal Guia de Estilo. Lyons queria que o guia funcionasse como uma espécie de revista de moda, aumentando consideravelmente a quantidade de conteúdo editorial. Isso incluiu uma seção intitulada ‘Escolhas da Jenna’, que analisava suas opiniões e revelava mais sobre sua vida cotidiana. Também destacou o estilo pessoal de Jenna, descrito pelo ‘The New York Times’ como “excentricidade geek-chic, que misturava camuflagem e lantejoulas para o dia, jeans e tafetá para a noite, tudo em camadas com grandes bijuterias”.
A saída de Jenna Lyons da J.Crew, em 2017, segundo comentou-se à época, se deveu ao declínio das vendas e a problemas financeiros na empresa. Seu papel abrangente de supervisionar todos os aspectos estéticos da marca – incluindo design e marketing – não foi mantido.
Em outubro de 2018, Jenna anunciou uma parceria com a Turner Entertainment para a série ‘Stylish com Jenna Lyons’, um reality show sem roteiro, estrelado pela própria Jenna e seus funcionários. Além disso, em setembro de 2020, após as mudanças de planos causadas pela pandemia de Covid-19, Lyons lançou a ‘LoveSeen’, uma empresa de beleza com foco em cílios postiços, onde atualmente é cofundadora e a maior inspiração, justamente por seu problema de incontinência pigmentar, que fez com que ela não tivesse cílios.
Dona de um senso estético impressionante, Jenna Lyons ressurgiu, após a saída da J. Crew, com sua própria série , ‘Stylish com Jenna Lyons’, pela HBO Max, mostrando a competição entre homens e mulheres que buscavam por uma chance de se juntar à equipe de estilistas de Lyons, que incluía dois ex-colegas da J. Crew, Sarah Clary e Kyle DeFord – foto abaixo.
A série mostra por quais razões Jenna Lyons se transformou numa das queridinhas da América. Competência, dedicação, capacidade de observação, foco, conhecimento e talento pra dar e vender, a tornaram uma daquelas profissionais com quem todos querem trabalhar, dar ao currículo mais peso e importância, além da possibilidade de aprender muito sobre lifestyle, moda e decoração.
Embora Jenna seja um grande nome na indústria da moda há décadas, sua vida amorosa tornou-se centro das atenções em 2011, quando ela começou um relacionamento com Courtney Crangi – foto abaixo. A dupla provocou uma onda de rumores porque já eram amigas há muitos anos antes do início do namoro, incluindo uma convivência com o ex-marido de Jenna, Vincent Mazeau, com quem a estilista tem um filho, Beckett.
Atualmente, Jenna Lyons segue se dedicando à ‘Loveseen’ e à possível segunda temporada de ‘Stylish com Jenna Lyons’. Vale assistir a primeira temporada se você ainda não assistiu – ela continua disponível na HBO Max. Em tempos bicudos como os atuais, o reality mostra aqueles erros que todos nós cometemos quando estamos em busca de uma nova oportunidade profissional e, claro!, as bobagens que fazemos na corrida por uma vaga pra chamar de sua.