Movember Challenge: o movimento que mudou a cara da saúde masculina em escala global!
Você já ouviu falar do movimento ‘Movember Challenge’? Ele une as palavras moustache e november – em inglês, bigode e novembro -, numa referência à conscientização sobre os problemas da saúde dos homens, como o câncer de próstata, o câncer testicular e a saúde mental do homem, em particular os suicídios. Hoje mesmo, o meu amigo e seguidor de Instagram, o ator americano Jason O’Mara – não é um luxo ter como seguidor um dos atores mais badalados do cinema americano, com participações em séries como ‘The Man in the High Castle’ e em filmes como ‘Hypnotic’, recém-lançado na Netflix? – postou há poucas horas sobre o movimento, raspando o seu bigode e, consequentemente a barba também. A ideia é justamente essa: tirar ou deixar crescer bigodes, afinal, é uma das características marcantes dos homens, não é mesmo?
Ao encorajar os homens – a quem a Movember Foundation se refere carinhosamente como “Mo Bros” – a se envolverem, o Movember tenta aumentar o engajamento e assim a detecção precoce do câncer, favorecendo o diagnóstico e tratamentos eficazes, além de reduzir o número de mortes. Além dos check-ups anuais, a Movember Foundation incentiva os homens a conhecerem o histórico familiar de câncer e a adotar um estilo de vida saudável. Usando o bigode como símbolo do movimento, o ‘Movember Challenge’ foca em três preocupações principais: o câncer de próstata, o câncer testicular e a saúde mental + prevenção do suicídio. Desde o início, em 2004, a Movember Foundation criada por dois amigos em Melbourne, na Austrália, já arrecadou US$837 milhões e financiou mais de 1.200 projetos em mais de 20 países.
Lamentavelmente, o Brasil não está entre os países do movimento. O ‘Outubro Rosa’, um outro movimento que coloca o câncer de mama no foco da preocupação, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O INCA ( Instituto Nacional de Câncer ) só se engajou nele mais de 10 anos depois, em 2010. Infelizmente, o nosso país está sempre alguns – muitos – passos atrás. O ‘Novembro Azul’, igualmente, teve a adesão brasileira só em 2012, inspirado pelo ‘Movember Challenge’ que, naquele ano, viu a Movember Foundation ser citada como uma das 100 maiores ONG’s do mundo pelo Global Journal.
Há quase 20 anos, a Movember Foundation organiza eventos visando aumentar a conscientização e a arrecadação de fundos para os problemas de saúde masculinos.
E então, queridos, já fizeram a prevenção anual, checando o que é preciso?