Natalicia Tracy: de empregada doméstica à Conselheira Sênior da Agência de Saúde dos Estados Unidos!

Natalicia Tracy, brasileira e ex-empregada doméstica que se tornou líder trabalhista e acadêmica com PhD em Sociologia nos Estados Unidos, foi nomeada Conselheira Sênior para a Agência de Saúde e Segurança Ocupacional ( Occupational Safety and Health Administration, OSHA, sigla em inglês ) do Departamento de Trabalho do governo americano.
A brasileira foi convidada ao cargo por um representante da Casa Branca, que notou o quanto Natalicia poderia somar devido a sua experiência profissional – como líder de movimentos trabalhistas e de imigrantes – e acadêmica, ela que é também professora da Universidade de Massachusetts, com especialidade nas áreas de política migratória, social e estudos do trabalho. A princípio, a atuação de Tracy deverá ser focada nesses temas.

Natalicia Tracy entre a empresária americana Marcela Sapone e a diretora executiva do ‘Institute for the Future’, Marina Gorbis
O envolvimento de Natalicia Tracy com questões trabalhistas começou há mais de três décadas, quando ela foi convidada, aos 19 anos, em São Paulo, para acompanhar uma família brasileira numa temporada de dois anos em Boston, para cuidar de um bebê de dois anos e fazer todas as tarefas domésticas da casa. Natalicia trabalhava das seis da manhã às onze da noite. Pelas leis trabalhistas americanas, isso era considerado trabalho escravo. Tracy dormia numa varanda de cimento, não podia usar o telefone da casa, nem sequer receber cartas.
Em 2006, ainda nos Estados Unidos, Tracy assumiu a função de voluntária no Centro do Trabalhador Brasileiro, grupo de defesa de direitos trabalhistas, do qual se tornou diretora-executiva apenas quatro anos depois.
Com o apoio da maior central sindical do país, a American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations, Natalicia passou a trabalhar, junto com outras organizações, a aprovação, em Massachusetts, de uma das mais avançadas legislações estaduais sobre trabalho doméstico dos Estados Unidos, que foi sancionada em julho de 2014. De acordo com essa legislação, os empregados domésticos – mesmo os indocumentados – precisam ter um contrato de trabalho escrito, ser pagos pelo total de horas trabalhadas, ter dias de folga e canais para denunciar abusos.
A partir de então, Natalicia Tracy estreitou relações com políticos democratas, chegando a se reunir com o ex-presidente Barack Obama e a senadora Elizabeth Warren, que liderava a Câmara dos Representantes americana.
Que orgulho ter uma brasileira que chegou nos Estados Unidos pela porta da frente e se tornou peça importante dentro do atual governo americano! Que venham mais Natalicias!