Dame, restaurante novaiorquino, decide servir apenas quem foi vacinado contra a Covid-19!

Aberto no verão de 2020, em plena pandemia, em Nova York, o restaurante ‘Dame’ – originalmente chamado de ‘Dame Summer Club’ – vem chamando a atenção, mundo afora, por uma iniciativa bastante simples, mas eficaz de seus sócios, Patricia Howard e Ed Szymanski: por lá, ninguém é servido sem apresentar uma comprovação da vacina contra a Covid-19. A medida, anunciada esta semana, foi tomada por conta da preocupação com o crescimento das taxas de infecção crescentes na Big Apple.

Os sócios do Dame: Patricia Howard e Ed Szymanski, ele, o chef do restaurante
Patricia e Ed têm observado o perigo de uma terceira onda invadir Nova York: “Não podemos controlar se a pessoa ao nosso lado no metrô está usando uma máscara, mas podemos controlar quem pode entrar por nossas portas no Dame”.
A medida serviu como um exemplo para outros restaurantes, que vêm copiando a ideia, e indo de encontro ao que o presidente americano Joe Biden tem insistido em pedir, além de também atingir o objetivo de proteger dois funcionários do ‘Dame’, que possuem comorbidades.
Para aqueles que preferem seguir arriscando suas próprias vidas e as vidas daquelas pessoas com quem convivem, vale registrar que as reservas do restaurante, ao contrário de diminuir, aumentaram. As críticas iniciais nas redes sociais – quem não conhece a capacidade de um hater em ser desagradável, não é mesmo? – deram lugar aos elogios pela decisão e a centenas de e-mails agradecendo a iniciativa. Óbvio que quem optar em jantar no ‘Dame’ se sentirá muito mais seguro sabendo que ali estão apenas pessoas vacinadas.
Não é a primeira vez que os sócios do ‘Dame’ tomam uma atitude visando colaborar com os problemas causados pela pandemia. No auge dela, eles reuniram, a cada domingo, chefs famosos com o intuito de doar os lucros para causas sociais, coisa que à época, repercutiu favoravelmente para o restaurante. Talvez por isso, sem pagar milhares de dólares para relações-públicas badalada, nem chef celebridade e com apenas US$2 mil iniciais, Patricia e Ed abriram o Dame com a ajuda de alguns clientes que decidiram investir no negócio.
Ah! Fica a dica: se você, assim como eu, ama fish and chips, o ‘Dame’ serve um dos mais elogiados de Nova York, é a especialidade da casa.
Dame
87 MacDougal Street
New York, NY 10012
De terça-feira a sábado, das 18:00 às 23:00 horas
Reservas: Nova York – (929) 367-7370