Os riscos de usar maquiagem vencida: data de validade importa, sim!

A pandemia, felizmente!, fez o uso frenético de maquiagem diminuir. Já falei sobre isso aqui, quando contei sobre o Skinimalism, lembra? Justamente por isso, vale ficar de olho nos produtos que você usa na sua make! Faça uma checagem dos produtos que estão dentro da validade porque pode até parecer que usar um produto vencido não causa mal algum, mas, acredite!, fazer isso é um perigo para o seu organismo.
A contaminação microbiana ou fúngica, que acontece ao usar o produto – vencido – na pele, aumenta o risco de alergias, acne, descamação e até mesmo lesões e manchas. Portanto, não se engane: os cosméticos, assim como os medicamentos, passam por testes de estabilidade para garantir o tempo que o produto poderá ficar aberto e, mesmo em contato com o ar, se manter eficaz. A data de validade nada mais é do que o prazo em que os princípios ativos descritos no rótulo terão seus efeitos preservados sem representar um risco para a saúde de quem o utilizar. De maneira geral, a data de validade máxima de um cosmético é de dois anos, mas produtos para os olhos podem durar ainda menos – a sensibilidade da região favorece o surgimento de reações alérgicas e de infecções bacterianas.
No Brasil, as regulamentações sanitárias obrigam que o fabricante apresente um prazo máximo de uso mesmo com o produto lacrado. Em outros países, no entanto, como Estados Unidos e alguns daqueles que fazem parte da União Europeia, a identificação é um pouco diferente. Neles, a informação na própria embalagem é mais precisa e aponta o número de meses em que o cosmético deverá ser mantido em casa após aberto – por exemplo, se diz ‘6M’, significa que ele durará seis meses após aberto.
Preste muita atenção: alterações no cheiro, na cor e na textura são os principais sinais de que o produto estragou. A base, por exemplo, fica imediatamente com um tom bem amarelado. Produtos em pó começam a “empedrar” quando o seu uso não é mais recomendado. Não se deixa levar pelo “Que mal tem?” porque o desastre poderá ser bem maior do que você imagina! O assunto é tão sério que entre os danos causados estão as manchas permanentes e as queimaduras. Para que correr o risco de ficar com a pele feia, manchada, com uma aparência ruim apenas pela teimosia de usar produtos vencidos, não é mesmo? Com pele e, principalmente, com saúde, não se brinca. Alguns danos poderão ser irreversíveis, fique alerta!