Os politicamente corretos pressionam e Quaker muda nome de marca!
A Quaker Oats, empresa norte-americana de alimentos, anunciou que um novo nome e um novo logotipo serão lançados para os produtos da marca de mix de panquecas e xaropes ‘Aunt Jemima’ . A partir de junho, os produtos serão comercializados com o nome de Pearl Milling Company, empresa fundada em 1888, criadora da ‘Aunt Jemima’ e que vendeu a marca em 1925 para a atual detentora. Assim, o estereótipo racista da caricatura de uma mulher negra decorrente da escravidão no país sai de cena. O desenho é baseado em uma música de show de menestréis de rostos negros que usavam aventais e bandanas. Até junho, os produtos estarão disponíveis nas prateleiras dos mercados americanos sem o uso da imagem. Isso acontece depois de cobranças contra a marca nos protestos pelo fim da discriminação racial, provocados pela morte de George Floyd, homem negro, assassinado por um policial branco, em Minneapolis, nos Estados Unidos, em maio do ano passado.
A ideia da Quaker ao lançar o novo nome – Pearl Milling Company – é garantir que a nova marca seja desenvolvida com a inclusão em mente, garante a nota, emitida pela empresa, em nota distribuída à imprensa.
No dia 1º de fevereiro deste ano, a PepsiCo, controladora da Quaker Oats, adquiriu os direitos da Pearl Milling Company. A empresa ainda se comprometeu em investir US$ 1 milhão – algo em torno de R$ 5,38 milhões na atual cotação – na capacitação de meninas e mulheres negras, somados aos US$ 5 milhões destinados à comunidade negra na época dos processos e mais US$ 400 milhões que foram revertidos à causa ao longo de cinco anos.