Programão!

As férias – ao menos pra maioria – acabaram, as aulas recomeçaram e é tempo de voltar ao dia a dia, certo? Sim e não. Como já falei, a ideia deste site é mostrar a maneira de viver das pessoas denominadas perennials, a tal geração ageless ( sem os hábitos apenas da real idade cronológica )como elas enxergam e aproveitam o mundo. E uma das características dos perennials é não desperdiçar tempo. Que tal então, olhar o seu dia a dia com um pouco mais de boa vontade e encaixar nele atividades prazerosas, que lhe façam relaxar um pouco?
Aqui no Rio, às terças-feiras, o Forte de Copacabana, lugar de paisagem paradisíaca, oferece visitação gratuita! Isso mesmo, você passeia por lá e ainda curte tudo o que o Complexo do Forte oferece, como museu, restaurante, cafés, espetáculos culturais e eventos interessantíssimos!
O prédio do Forte, inaugurado em 1914, começou a ser construído em 1908, onde existia a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. Ao longo do século XX, o Forte de Copacabana foi cenário de episódios que o colocaram no centro da história do Brasil. O Movimento Tenentista de 1922, a Revolução de 1930 e o Golpe de 1964 tiveram o Forte como ponto de luta e resistência.
Atualmente, o espaço abriga uma filial da charmosíssima Confeitaria Colombo, onde são servidos café da manhã, lanches e chá da tarde. A Alameda principal oferece shows de música clássica, roda de choro e muito mais. Tudo isso, vale lembrar, num dos lugares mais seguros do Rio, além da paisagem de cair o queixo.
O Forte de Copacabana abre de terça-feira a domingo – incluindo feriados -, das 10:00 às 18:00 horas. Já a Alameda, a Cúpula dos Canhões, os cafés e a loja, abrem de terça-feira a domingo, das 10:00 às 20:00 horas. Lá não há estacionamento, ou seja, se quiser ir de carro, pode tentar o estacionamento do shopping que fica ali perto ou na própria avenida Atlântica e ainda metrô ou táxi.
Não é permitido fotografar, nem fazer vídeos no interior do Museu, na Fortificação, nem no Salão de Exposição Temporária sem prévia autorização do Museu Histórico do Exército. Coisa, aliás, que eu acho certíssima! Nada mais desagradável – além de gente que fala alto – do que aquelas criaturas que resolvem fazer selfies ou fotos pra postar nas redes sociais e não prestam a menor atenção, nem aproveitam a visita ao local. O guia acompanha os grupos nos salões do Museu Histórico do Exército, na Fortificação e na Cúpula dos Canhões, narrando os fatos importantes da história ocorridos naquele espaço cultural e explicando detalhes e curiosidades do acervo exposto. A visita dura em torno de uma hora e meia.
Para quem, como eu, ama carros antigos, programe-se desde já e não perca a exposição de carros clássicos que acontece no Forte, anualmente, no dia 7 de setembro. É imperdível!
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6, Copacabana
Telefone: (21) 2522-4460