Salve, Salvador!

Estive em Salvador na metade deste mês, como faço anualmente. E eu preciso perguntar: você já foi à Bahia? Não? Então vá! E a sua primeira parada tem que ser Salvador!
A diferença da cidade, de três anos atrás para os dias atuais, é impressionante! Esqueça aquela Salvador suja, fedorenta, cheia de moradores de rua, isso não existe mais, felizmente! Ao contrário, as ruas estão extremamente limpas e bem cuidadas. Caminhei pela orla e fiquei surpresa ao ver um chão digno de cidades do exterior, sem sujeiras e com latas de lixo ao longo de todo o percurso.
O Farol da Barra recebeu manutenção e está pintado, grama aparada e o entorno ‘bombando’ com turistas. Os ambulantes, organizados, continuam fazendo suas vendas. Por onde andei, só vi melhorias. Presta atenção na foto abaixo: chão limpíssimo, lata de lixo ao alcance de todos e turistas por todos os lados!
A curiosidade de jornalista – e de carioca frustrada com o destino de sua cidade, que continua indo de mal a muito pior – me fez questionar os baianos, e soteropolitanos particularmente, para saber como, e por que, aconteceu essa mudança tão radical em tão pouco tempo. A resposta foi a mesma, de todos a quem perguntei isso: o prefeito e o governador travam uma disputa positiva, quem faz mais e melhor por Salvador, ou seja, cada um quer criar melhores condições para a população da cidade. Simples, não é? Para os baianos, sim! Para nós, cariocas e fluminenses, infelizmente, não! Do contrário, não seriam eleitos administradores tão ruins e mal intencionados quanto Crivella e Pezão.
Um dos meus passeios preferidos por lá é o Pelourinho! Brinco – citando uma frase da letra da música ‘Prefixo de Verão’, da Banda Mel -, dizendo que eu não sou do Pelô, mas amo aquele lugar como se fosse. Aquelas ruas, vielas, cheiros, sons e tanta história espalhada por onde quer que se vá, impossível não amar! Este ano, fazendo esse meu passeio favorito, dei de cara com uns rapazes tocando. Um deles me chamou a atenção, não apenas por tocar bem, mas, principalmente, pelo entusiasmo…e pelas acrobacias que fazia com seu surdo, como você pode conferir logo acima. O nome dele é Gabriel, músico, claro!, e também um verdadeiro relações-públicas de Salvador.
Para quem ainda não conhece, outro bom motivo para ir a Salvador é se hospedar no Fera Palace Hotel, que preservou a fachada e conservou o estilo art déco, simplesmente deslumbrante! Desde o lobby até o roof top – onde rolam festas animadíssimas -, passando pelos quartos, o Fera é sinônimo de sofisticação sem afetação. Se o seu budget não suporta as diárias do lugar, programe um drinque no bar ou um jantar no restaurante de lá: são imperdíveis!

A fachada preservada do Fera

A entrada do hotel

O bar do Fera, bem ao lado do restaurante.
Não vou falar dos restaurantes, um por um, mas posso citar algumas excelentes opções. Para almoço, indico o ‘Maria Mata Mouro’, no Pelourinho, excelente opção para almoço – o bobó é dos deuses! Outra pedida para almoço é o tradicionalíssimo Yemanjá, na Armação, lugar com turistas e locais, juntos e misturados, servidos por baianas vestidas a caráter. Para o jantar, dois são “obrigatórios”: o Amado, com uma das vistas mais bonitas de Salvador, à beira da Baía de Todos os Santos, e o Mistura, novo queridinho, premiadíssimo restaurante, localizado em Itapuã. Escolha e aproveite, porque isso é o que de melhor se tem a fazer por lá!
Ah! E tenha paciência, porque a cidade tem obras espalhadas por todos os lados e, em alguns momentos, há que se compreender o quanto esse desconforto trará de bom para o próprio turismo local.
Outra dica: experimente circular por Salvador de Uber, vale muito.
E, se não for a sua primeira vez por lá, não inclua o Mercado Modelo no seu roteiro. O lugar tem exatamente as mesmas coisas em todos os quiosques, ou seja, só turista estrangeiro para comprar os produtos oferecidos ali. Espero, muito, que os comerciantes do MM se deem conta disso e exercitem a criatividade na escolha do que colocar à venda.
No mais, inclua Salvador em suas próximas férias, você vai adorar! Aliás, a gente começa a se apaixonar pela cidade logo na chegada, ao passar por aquele arco de bambus, foto que abre esta matéria. Salve, Salvador!
Caso queira ver mais fotos, acesse o meu perfil no Instagram e confira! É o @renatasuter