Até quando, senhores prefeitos?

A imagem acima impressiona, não é mesmo?
A foto, que mostra do alto o Morro da Viúva, no bairro carioca do Flamengo, circula pela internet e mostra os absurdos praticados, ao longo de anos, pelos sucessivos prefeitos do Rio de Janeiro, que isolaram, em meio a inúmeros prédios mais um morro.
Eu, que morei ali por quase dez anos, sei bem o quanto um espaço como esse, com sua vegetação, pode fazer bem a quem vive à sua volta. Só eu sei a saudade que carrego do tempo em que pude usufruir dessa paisagem, desse clima que a vegetação trata de tornar mais ameno e do cheirinho de terra molhada.
O local era propriedade da viúva de Joaquim Figueiredo de Barros e, por isso, ganhou em 1753, o nome de Morro da Viúva. Historiadores contam ainda, que existem vestígios de um forte ali levantado em 1863, para defender a Praia do Flamengo e a Enseada de Botafogo durante a questão Christie – uma briga entre os governos do então Império do Brasil e o Reino Unido.
Aqui no Rio, há décadas, a ocupação desordenada e irresponsável do solo causou uma agressão gravíssima à cidade e à sua própria história.
Há anos se ouve falar na preocupação com uma possível favelização do Morro da Viúva. Seria um desastre! Não apenas por ver um lugar tão lindo ser destruído, mas pelos perigos decorrentes dessa ocupação inapropriada.
Já é tempo dessa questão ser tratada de forma séria e responsável, antes que outra tragédia anunciada aconteça pra valer.