Existe atendimento de primeiro do mundo no Rio de Janeiro: o da Polícia Federal para a renovação de passaportes!
Já disse algumas vezes, e vou repetir, que aqui no site a bronca é livre! Elogios, quando merecidos, também. E o de hoje vai para os funcionários da Polícia Federal do Shopping Leblon, um dos pontos onde acontece a renovação de passaporte aqui no Rio de Janeiro. Que atendimento de primeiro mundo! Educados, gentis, eficientes e rápidos, muito rápidos.
O processo é feito em etapas. Primeiro é preciso fazer o pagamento da GRU ( Guia de Recolhimento da União ), no valor de R$257,25. Feito isso, com o comprovante em mãos, é hora de fazer o agendamento – importante dizer que a pessoa escolhe o local em que deseja fazer ou renovar o seu passaporte. Com dia e hora marcados, importante reunir os documentos que são listados no site da própria PF, e chegar, pontualmente, ao local escolhido.
Eu escolhi a PF do Shopping Leblon por ser perto de onde eu moro e de fácil acesso. Em menos de cinco minutos fui atendida por uma das funcionárias dos balcões de atendimento, onde fiz a foto e fui orientada a retornar em oito dias para pegar o passaporte. Pouquíssimas pessoas aguardavam o atendimento e, registre-se, eram aquelas que não agendaram horário.
Como tudo neste país, e principalmente na cidade do Rio de Janeiro, é difícil, complicado, enrolado e irritante, além de feito para não dar certo – e fazer o cidadão aguardar horas e horas e horas a fio -, achei que pegar o passaporte teria algum grau de dificuldade maior do que a renovação. Engano meu! Em menos de dois minutos recebi o meu passaporte novo, depois da conferência de minhas digitais e da assinatura do meu novo documento. Mais uma vez, o funcionário que me recebeu foi gentilíssimo e muito eficiente.
Saí dali com alguma esperança de que, quem sabe um dia, este país consiga oferecer o mesmo tipo de atendimento em todo e qualquer lugar. Que tenhamos orgulhos de quem somos e daquilo que fazemos e oferecemos. Por que é preciso tanto desrespeito e humilhação no atendimento dos serviços públicos brasileiros? Quem ganha com isso? O que mostramos ao mundo? Nada, rigorosamente nada de bom!
Parabéns pessoal do setor de renovação de passaportes da Polícia Federal do Shopping Leblon! Que orgulho de vocês, que prazer ser atendido por gente tão educada e eficiente!