Beleaf: marca de alimentação plant based brasileira que veio para multiplicar!
Você já ouviu falar em alimentação plant based? Nesse tipo de dieta, à base de plantas, os alimentos são consumidos em sua forma integral, sofrendo pouco ou nenhum tipo de processamento. Retirados da natureza, vão direto para o prato, passando por poucas mudanças. Assim, os nutrientes são preservados e os adeptos da plant based aproveitam os vegetais totalmente, ou seja, raiz, caules, folhas, cascas, sementes e tudo aquilo que servir como fonte natural de nutrição para o organismo. As vantagens dessa dieta? Aumento da imunidade, auxílio no emagrecimento saudável, combate à perda cognitiva, prevenção a doenças crônicas, mais hidratação e redução do colesterol. É o ideal, não é mesmo? Boa alimentação e resultados práticos que promovem transformações importantes na condição geral da nossa saúde. De olho nisso, eu, que não como carne e andava à procura de boas opções de congelado plant based, encontrei a ‘Beleaf’ – o nome é ótimo, não é mesmo? Uma brincadeira com a palavra ‘believe’, que em inglês significa acreditar, e com a palavra ‘leaf’, que no mesmo idioma significa folha.
A marca, que já está no mercado há cinco anos – foi fundada em 2016 – e tem sede em São Paulo, agradou tanto que recebeu do fundo de capital de risco, ‘GR8 Ventures’, no ano passado, um aporte de R$1,1 milhão para impulsionar a sua operação. Em 2020 também, a ‘Beleaf’ teve uma receita de R$7 milhões, faturamento três vezes maior do que em 2019!
Multiplicar é o forte da empresa, que começou em uma cozinha industrial de 250 metros quadrados e hoje ocupa uma que tem o quádruplo do espaço. Multiplicar também o campo de atuação é prioridade da ‘Beleaf’, que chegou a Belo Horizonte há dois meses, mesmo depois de encarar tempos difíceis como a pandemia de Covid-19. Para isso, vem aumentando o número de funcionários, que de 53 deve chegar a 100 até o fim de 2023.
O mercado mundial de alimentos plant based deve crescer muito nos próximos anos. Consultorias especializadas neste mercado preveem que o setor deverá crescer 11,9% ao ano até 2027, quando movimentará algo em torno de US$74,2 bilhões. A alimentação plant based é economicamente viável e conquistou grande espaço nos Estados Unidos, em países da Europa e em parte da Ásia. O Brasil vem se interessando mais e mais por esse tipo de dieta. Uma das razões é a tendência da redução no consumo de carne na alimentação. Segundo o Ibope, mais da metade das pessoas ouvidas em uma pesquisa feita em 2020, admitiu que comeu menos carne em 2019. Enquanto 39% dos entrevistados afirmaram que consomem vegetais ao menos três vezes por semana.
E o mais impressionante: segundo a própria ‘Beleaf’, a empresa fez uma economia de R$2 milhões que seriam gastos em água e mais de 1,6 milhão de metros quadrados foram poupados ao substituir carne por vegetais nas refeições, que utiliza “carne moída” produzida a partir de alimentos vegetais.
Dica de quem consome ‘Beleaf’ diariamente: não deixe de pedir as sobremesas, uma mais deliciosa do que a outra – à exceção do cheesecake de amora -, com destaque especialíssimo para o bolo de banana com amêndoas sem açúcar, simplesmente divino! Uma opção igualmente imperdível é o nhoque de batatas com cogumelos Portobello, excelente! E, acredite, o seu corpo vai agradecer: pele, cabelo, intestino e até o seu humor, afinal, comer bem e ainda cuidar da saúde é o melhor dos combos, não é mesmo?
Beleaf