O espetacular Emanuele Dascanio e sua arte hiper-realista!

Emanuele Dascanio é um daqueles artistas espetaculares, que produzem peças impactantes, daquelas de perder a fala. Ele nasceu em Garbagnate Milanese, uma comuna italiana – que equivale a um município brasileiro – da região da Lombardia, uma província de Milão com pouco mais de 20 mil habitantes. Dascanio nasceu em 1983, formou-se na Escola de Artes Lucio Fontana, em Arese. Em 2003, matriculou-se na Academia de Brera, mas deixou tudo para trás seis meses depois. A paixão pela arte falou mais alto e, em 2007, decidiu se dedicar à arte novamente, estudando e trabalhando no atelier de Gianluca Corona, que se tornou o mentor de Dascanio: “Gianluca Corona me ensinou a conectar o braço e a mente com o coração. Sem essa trindade e intercomunicação, nenhuma obra de arte verdadeira pode surgir”.

Emanuele Dascanio – à direita – e seu mentor, Gianluca Corona – à esquerda
A arte de Dascanio impressiona pela perfeição dos detalhes e pelo hiper-realismo utilizado por ele em retratos feitos com lápis e carvão. Emanuele, que atualmente mora em Dubai, utiliza dois tipos de processos criativos: no primeiro, ele desenvolve um conceito e um desenho para expressá-lo, já o segundo processo, é mais intuitivo, de uma forma que o desenho já existe nele e só depois então é capturado um significado.
Quando perguntam a Emanuele sobre os próximos passos e objetivos que ele pretende para a sua carreira, o artista responde que pretende produzir obras cada vez mais importantes e significativas: “Só isso. O sucesso não é o fim, é no máximo a metade”, dispara Dascanio, que tem obras espalhadas pelos quatro cantos do mundo, em diversas coleções particulares.
Para quem não quer perder mais nenhum passo do artista, fica a dica: no dia 25 de setembro, a Lamborghini revelará um projeto que inclui Dascanio. Vale ficar de olho.