As sofisticadas táticas do Talibã para burlar as regras de Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!
Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e Telegram têm sido as principais ferramentas do Talibã para construir um impulso político. Agora que o grupo chegou ao poder, quer usar as redes sociais e mostrar que está pronto para liderar uma nação.
Nos perfis das redes sociais e nos grupos dos aplicativos de mensagem, os extremistas islâmicos têm usado táticas sofisticadas, respeitando os limites de conteúdo que as empresas de tecnologia usam para moderar o comportamento do usuário.
O trabalho vem sendo tão bem feito que levou analistas a afirmarem que deve haver ao menos uma companhia de relações públicas aconselhando o Talibã. Entre as recomendações estão: promover temas-chave, amplificar mensagens entre plataformas e criar imagens potencialmente virais – estratégia adotada pelas campanhas políticas e corporativas.
A ampla distribuição dos materiais do grupo teria sido algo quase impossível para um movimento rebelde há uma geração atrás, antes que a chegada dos smartphones, das conexões de Internet e dos serviços de mídia social gratuitos levassem a um alcance online sem precedentes ao Afeganistão. O país está bem desatualizado no que diz respeito à conectividade, mas cresceu na última década em meio a uma enxurrada de investimentos internacionais.
Grande parte da audiência promovida pelo apoiadores do sistema nas redes sociais é internacional. Isso inclui afegãos que vivem em outros países, apoiadores em potencial no exterior e até mesmo as potências ocidentais profundamente céticas e que despejaram trilhões de dólares na tentativa de criar uma democracia durável de estilo ocidental no país.