GIMI Network: aprendizado financeiro para mulheres!
O ‘GIMI Network’ – Grupo Independente de Mulheres Investidoras – surgiu há quatro anos, liderado por três sócias, todas mulheres, claro!, que souberam superar desafios na carreira profissional, na vida pessoal e se reuniram, formando uma rede de mulheres dispostas a fazer parte do mundo financeiro, habitualmente, constituído em sua imensa maioria por homens.
O pontapé inicial no negócio partiu de uma das sócias, a psicóloga Regina Giacomelli Politi, que após se divorciar, se deu conta de que precisaria encontrar outra pessoa para gerir seus recursos financeiros – até então quem cuidava disso era o seu ex-marido. A então nova situação fez com que Regina procurasse orientação junto a algumas amigas, entre elas, Simone Schapira Wajman, que cuidava do patrimônio dela mesma há algum tempo e, além de socorrer a amiga, tornou-se sua sócia, assim como Marilene Bertoni Nigro. A decisão de tornar o grupo algo mais sólido, surgiu depois que o grupo deslanchou – chegando a 20 mulheres – e apareceu na capa do jornal ‘Valor’, mulheres do Brasil inteiro passaram a procurá-las, querendo pertencer ao grupo. A partir daí oficializaram a criação do GIMI, convidaram professores para orientar o Grupo e formaram, de fato, uma academia.
Juntas, elas buscam tornar acessível a educação financeira que tanta falta fez à Regina e a outras mulheres, promovendo cursos – no momento todos online -, divididos em módulos. A ideia é ensinar a fazer as perguntas certas para que as mulheres possam acertar em suas escolhas, como os melhores bancos, os melhores fundos e os gestores. Segundo as sócias do GIMI, saber escolher é o segredo do sucesso para gerir o patrimônio pessoal. Mas não se assuste se cifras não são o seu forte! Regina, Simone e Marilene garantem que para uma boa gestão, delegar é preciso, da mesma forma que é preciso ter uma noção geral para poder analisar relatórios e continuar fazendo suas escolhas.
No ano passado, o GIMI passou a ter o apoio do Shopping Iguatemi, que foi formalmente divulgado em evento na ‘Livraria Cultura’, do próprio shopping, no dia 8 de março. Como o mundo inteiro, o Grupo foi atingido pela pandemia, mas as três sócias trataram de dar um novo formato ao negócio e se decidiram pelo online.
De acordo com uma pesquisa do banco suíço UBS, 80% das mulheres terminarão suas vidas sozinhas, pelos mais diversos motivos, portanto, é fundamental que todas nós tenhamos informação e capacidade para administrar nossas vidas financeiras sem depender de quem quer que seja. É a velha história: para se ter o bônus, é preciso lidar com o ônus.