De olho no Clubhouse, Instagram prepara uma versão do aplicativo!

Sem fazer alarde, o Instagram está preparando uma ferramenta para salas de áudio semelhante ao Clubhouse. A informação foi compartilhada pelo especialista em engenharia reversa, Alessandro Paluzzi, que já antecipou outros lançamentos da rede social. Pelas imagens divulgadas por Paluzzi no Twitter, o novo recurso está no início ainda, ou seja, sem previsão de lançamento.
Eu não curti o Clubhouse. Acho chato, muito chato. Recentemente, o outro site em que trabalho, a ‘Janela Publicitária’, fez pesquisa para saber como as pessoas estão recebendo a nova rede social de salas de áudio. O resultado impressionou: 73% acham chato e apenas 26% curtiram. E olha que a Janela é um site voltado para o mercado de comunicação. Quem sou eu pra avaliar a decisão do Instagram, mas acho um tiro n’água, perda de tempo.
A imagem divulgada por Paluzzi mostra que o recurso ‘Audio Rooms’ deve ser incorporado à tela de ‘Mensagens Diretas’ do Instagram. No canto superior direito – foto acima -, é possível ver o ícone de um microfone que possibilitará o início de uma nova sala de áudio.
A ideia seria atrair o público para essa nova ferramenta através das celebridades e dos influenciadores – influenciadores de verdade, não aqueles que insistem em tentar emplacar a ideia de que influenciam milhares, quando na verdade, tem um número de seguidores ínfimo, escondido entre as centenas de seguidores fakes, comprados. Com cerca de um bilhão de usuários ativos, ele também se beneficiará do fato de estar presente em diversos sistemas operacionais, diferente do Clubhouse, que tem cerca de 10 milhões de contas, até o momento limitado aos utilizadores de iPhone, além da entrada de novos usuários estar atrelada aos convites para participar de conversas e entrevistas.