National Gallery reabre suas portas!

Boa notícia para a capital britânica: após mais de 100 dias fechada, voltou à atividade nessa quarta-feira, dia 8 de julho, a National Gallery, o primeiro entre os grandes museus de Londres a reabrir as portas depois do início da pandemia de Covid-19. Esse tempo de fechamento significou o mais longo período sem qualquer atividade nos 196 anos de história da National Gallery.
A entrada é gratuita e, para fazer a visitação, é necessário apenas agendar horário no site do museu e, claro, usar máscara durante todo o tempo de permanência no local.
O espaço da galeria foi dividido em três rotas diferentes nessa reabertura, com a intenção de evitar que os visitantes passem uns pelos outros, mas mantenham o distanciamento mais do que necessário. As normas não são obrigatórias, mas espera-se que o público as respeite.
Não há tempo limite de visitação em cada ambiente, mas caso alguma das salas venha a lotar, a equipe da National Gallery orientará os visitantes para que sigam em frente, permitindo a rotatividade de pessoas. Haverá álcool gel disponível para todos que por lá circularem e um aplicativo gratuito para substituir os guias de áudio. O tempo de abertura foi reduzido de oito para cinco horas por dia, mas se houver uma demanda maior poderá ser estendido.
Nessa reabertura, a previsão da National Gallery é de receber apenas um quarto de seu número habitual de visitantes, o que significa de 3 a 4 mil pessoas por dia, segundo o diretor, Gabriele Finaldi (foto acima).
Inaugurada no início do século XIX e dedicada exclusivamente à pintura, a National Gallery possui cerca de 2.300 quadros. O acervo do lugar ilustra bem as principais tendências da pintura europeia dos séculos XIII ao XIX.
Localizado na Trafalgar Square, a National Gallery foi o sétimo museu de arte mais visitado do mundo em 2019.