De volta ao futuro!

Apesar das recentes cenas de aglomeração Rio de Janeiro afora, o mundo já se conscientizou que novos – e diferentes – dias virão. Ficou claro que a Covid-19 ainda é uma doença desconhecida até mesmo para a própria medicina, ou seja, o distanciamento social se fará necessário por mais tempo do que se imaginou, apesar das regras de flexibilização.
De olho nisso, designers e empresas criaram maneiras de viabilizar a utilização de espaços públicos respeitando as necessidades de se manter distante uns dos outros. Quem não está contando os minutos para poder voltar a viajar ou frequentar o restaurante preferido? Já existem soluções para enfrentar esse momento com toda a proteção. É o ideal? Não, claro que não! Mas é o possível para o momento.
A proposta da empresa italiana Aviointeriors, para as viagens de avião voltarem a fazer parte da rotina de todos nós, recebeu o nome de Janus – uma referência ao Deus romano Jano, de duas faces, símbolo de mudanças e transições -, escolha perfeita para o momento que vivemos. O posicionamento dos assentos garante o máximo isolamento entre os passageiros, ainda sentados um ao lado do outro, mas com toda a proteção. Fala sério? Essa solução é perfeita, não é mesmo? Quem viaja sabe bem que essa mudança vem mesmo a calhar.
Já no restaurante Mediamatic, em Amsterdã, na Holanda, um dos pioneiros em soluções para preservar o distanciamento social, algumas mesas foram colocadas dentro de casas transparentes, que de quebra, têm o rio Oosterdok como paisagem. A novidade ganhou o nome de ‘serres séparées’ – traduzida literalmente: estufas separadas. Eu adorei! Além da proteção e do visual incrível, proporciona mais privacidade e, óbvio, proteção.
Outra proposta para restaurante, essa na parte interna deles, foi criada pelo designer Christophe Gernigon e recebeu o nome de Plex’Eat. O escudo protetor, feito em acrílico transparente, desenvolvido para ser pendurado no teto dos restaurantes, envolvendo os clientes como uma cúpula de abajur, protege não apenas os clientes, mas também os funcionários. Há ainda uma versão para grupos pequenos. Segundo Gernigon, a estrutura é leve e de fácil higienização durante a troca de clientes.
A academia ‘Inspire South Bay’, na Califórnia, Estados Unidos, tratou de instalar cabines individuais para atender àqueles que não conseguem ficar sem se exercitar. As cabines medem três metros de altura por dois de largura, foram produzidas com cortinas de chuveiro transparentes e têm, dentro delas, um banco e os equipamentos. Não apenas os frequentadores da academia se protegem, mas também professores e funcionários.