Salomé Bistrô: a cara do Rio com legítimo sotaque francês!

Pensa num bistrô com a cara do Rio e, de quebra, com o legítimo sotaque francês!
Exatamente como seus donos, Salomé Jubert e o fotógrafo Gerard Giaume – franceses que adotaram esta cidade e pais da linda Charlie de oito meses, a “relações-públicas” mais fofa do Rio! – o Salomé Bistrô é um espaço charmoso, com o jeito carioca de ser e detalhes que remetem ao estilo francês, bien sûr! E onde se serve uma comida simplesmente deliciosa e surpreendente.

Salomé Giaume e a filha Charlie, a “RP” do Bistrô.
O restaurante – que também funciona como bar – é super cool. Chique na medida, detalhes kitsch – como os saleiros e paliteiros de abacaxis de plástico e os quadros de borboletas, entre outras pérolas -, um toque de sofisticação nos objetos bem garimpados e no sofá de veludo vermelho, além de modernidade de sobra, como o chão e as paredes em cimento queimado.
Eu sempre tive uma resistência aos bares e restaurantes da avenida Atlântica. A maioria deles é voltada em excesso para os turistas, mas pouco preocupada com limpeza e com a personalização da decoração, criando ambientes sem “alma”.
O Salomé Bistrô, ao contrário, esbanja personalidade. Na decoração, no cardápio e na equipe – todos afinadíssimos, simpáticos e competentes.
O bar e o restaurante têm a mesma estrutura de quase todos da orla de Copacabana, com muito mais charme. Do lado de fora, mesas e bancos – com futons coloridos -, são emoldurados por muitas plantas, tornando o espaço perfeito pra um bate-papo regado a um bom e gelado vinho, acompanhado por delícias da cozinha de Eloi Leite, o chef – and gato – do Salomé.

O chef Eloi Leite, que assina as maravilhas do Bistrô.
Estive lá nesse sábado, dia que insistia em ficar nublado, mas teve sol pra brindar a estreia no Salomé. Apesar da frente totalmente aberta, sem vidros, o ar condicionado funciona muito bem.
A entrada escolhida, uma burrata divina, já entrou pra lista das melhores. Ela vem acompanhada por pãezinhos fatiados quentinhos e tomates cereja com um pesto ligeiramente apimentado. Divina!
Como pratos principais, indico o meu, um gnocchi de batata baroa com molho pomodoro e camarões VG. Perfeito! Pude sentir o sabor da baroa, realçada pelo molho caprichadíssimo.
O outro prato, um polvo com cebolas e alho, acompanhado de batatas, chegou à mesa dando água na boca só ao olhar! E estava mesmo sensacional!
A sobremesa que pedi, um brownie com sorvete de tapioca – sim, a mistura combina muito! – era uma explosão de sabores! O doce é coberto por uma leve camada de chocolate e pedacinhos de coco mais calda de caramelo, uma bomba calórica de comer “de joelhos”!
Comida, bebida, atendimento e ambiente: nota 10!
O ponto fraco, e muito, foi – ao menos no dia em que estive lá e, segundo o chef por conta da ausência de dois funcionários – o banheiro. Sujo, com cheiro muito ruim, ainda conta com um sistema estranho de iluminação que apaga de repente! Isso, obviamente!, não desmerece o Salomé Bistrô, que é uma das melhores novidades do Rio dos últimos tempos.
Salomé Bistrô
Avenida Atlântica 994 loja B
Telefone: (21) 2541-2416